6 maneiras de alavancar sua carreira escrevendo

No artigo anterior, falei sobre os 11 benefícios de escrever todos os dias. Entre eles, vêm hábitos mais produtivos, maior resiliência, e aumento do nível de autoconhecimento.

Nessas últimas semanas, fiz contato com pessoas que se identificaram com o texto, mas que ainda não sabem COMO escrever todos os dias.

Escrever periodicamente já é um grande feito. Se, durante alguns dias da semana, você escreve algumas palavras no seu diário, anota suas metas, avalia como foi seu dia em algumas linhas, já pode se considerar escrevendo.

Mas escrever todos os dias, nem que seja um pouquinho por dia, faz diferença. Eu sugiro que você tente essa prática por uma semana, para ver o que acontece. Aposto contigo que algum aprendizado sobre si mesmo você terá.

 

E O QUE SUA CARREIRA TEM A VER COM ISSO?

Vamos imaginar duas lojas de produtos de beleza, concorrentes uma da outra. Ambas vendem os mesmos tipos de produtos.

Uma possui um website antigo, desatualizado, com aqueles tópicos “Sobre a empresa”, “Nossos produtos”, “Entre em contato”, etc, e só. Não há nenhum canal de relacionamento com o cliente, fora o formulário de contato.

A outra também tem um site, com as mesmas opções de menu lá em cima, mas com uma estrutura de blog embaixo, com diversos conteúdos falando sobre cuidados da pele, cabelos, novos produtos, tecnologias e outros assuntos que possam ajudar o cliente.

De qual das duas você estaria mais disposto a comprar?

O mesmo raciocínio se aplica à sua carreira.

Se você precisa se relacionar diretamente com seus clientes, escrever, e fazer isso bem, pode ser seu grande diferencial.

Quando alguém procura um coach, aqueles que expõem seu conteúdo ao público, textos, vídeos, artigos que ajudam gratuitamente as pessoas, são os que têm mais chances de sucesso, do que os que não escrevem e se divulgam apenas oferecendo serviços.

Quando você procura um médico, psicólogo, mecânico, cabeleireiro, veterinário… Se existe um canal de relacionamento de qualidade com o público, é esse profissional que você vai contratar. É com ele que você vai se relacionar, porque ele já mostrou que está ali genuinamente para te ajudar, e não apenas para vender.

Escreva para criar um canal de relacionamento com quem pode te ajudar a alavancar sua carreira – sejam clientes, ou até mesmo possíveis recrutadores.

Se você não trabalha diretamente com clientes, mas quer se manter disponível para o mercado de trabalho, o hábito de escrever mostra, para as pessoas que podem te contratar, que você tem uma visão de mundo e que sabe se comunicar.

O que você deve evitar é afundar ou estagnar sua carreira, deixando oportunidades passarem por você ser “mais um” no mundo, ou estragá-las por escrever o que não deveria.

Por isso criar o hábito da escrita, exercitando a habilidade da comunicação, pode ser crucial para alavancar sua carreira.

 

Então aqui vão 6 maneiras de alavancar sua carreira através da escrita.

1 – CRIE CONSISTÊNCIA

Muitas pessoas começam a escrever e param. Quase todos nós temos dificuldades em arrumar tempo pra fazer o que não é urgente. O hábito de escrever pode ser visto como importante, mas não urgente. Daí nasce a desculpa da falta de tempo. Pra vencer essa parte do desafio, e criar hábitos produtivos como o de escrever, é preciso criar consistência. Escreva de 10 a 15 minutos por dia, sem exceções.

2 – COMPROMETA-SE

Comprometa-se com si mesmo e com os outros. Sabendo que outras pessoas esperam sua evolução, é natural que você se movimente. Avalie-se a cada dia, antes de ir dormir, para saber quanto e como escreveu naquele dia, e fazer melhor no dia seguinte. Uma pessoa realmente comprometida alcança o que nunca tinha imaginado até então.

3 – DEFINA O QUE TE MOTIVA

Pense nisso. Sua motivação tem a ver com a sua família? Com alguma história do seu passado que você ainda quer resolver? Ou é dinheiro mesmo? Tem a ver com sua vida amorosa? Sua saúde? A saúde de outras pessoas? Seus medos? Isso é muito importante. É o que te faz levantar da cama quando acorda. É o que te dá aquela força a mais quando muitos outros desistiriam. Muita gente passa a vida inteira no automático sem se perguntar por que faz o que faz. Não seja uma dessas pessoas.

4 – RECOMPENSE-SE

Falando em motivação, pensa comigo: uma recompensa certamente pode ser uma ótima motivação quando o foco é o hábito da escrita. As pessoas adoram ganhar coisas. Se você acostumar a se recompensar por escrever todos os dias, em vez de bater papo no Whatsapp ou jogar Pokemon Go, é muito mais provável que você persista escrevendo. Recompense-se assistindo seu seriado favorito, comendo um bombom, jogando 30 minutos de videogame… Escolha a recompensa que mais te motiva pra continuar escrevendo.

5 – INSPIRE-SE

Para manter o hábito da escrita em dia, você precisa de inspiração constante, para que você persista e crie textos cada vez mais criativos. Você deve buscar essa inspiração. Procure se inspirar lendo livros, artigos de blogs, viajando, visitando museus, ouvindo músicas, apreciando a natureza, fazendo atividades físicas… Mas cuidado para não prejudicar o seu hábito de escrever. Divirta-se, mas lembre-se do seu foco.

6 – FAÇA UMA IMERSÃO DE 30 DIAS

Marque nos próximos 30 dias do calendário, em todos eles, que você vai escrever, dia após dia, durante 30 dias, sem exceção. Escreva diariamente algumas linhas sobre seu objetivo ou sobre a história que você quer contar. Se não tiver ideias, escreva sobre qualquer outra coisa. Qualquer coisa mesmo: as palavras não precisam nem fazer sentido. O importante é exercitar o raciocínio que vem com a prática da escrita. Você vai fortalecer uma habilidade que talvez ainda não tenha imaginado que tinha. Não é fácil, mas é possível. Foi assim que criei o meu hábito da escrita.

 

Se você quiser se aprofundar e conhecer mais 6 dicas, cadastre-se clicando aqui para receber por e-mail um conteúdo que vai te ajudar a criar o hábito de escrever definitivamente.

E/ou clique aqui para solicitar sua participação no Facebook do nosso grupo “Bora Escrever“, criado especialmente para quem quer se conhecer ainda melhor, dentro de uma rede de conexões com pessoas com o mesmo objetivo.

Bora escrever! :)

 

Fonte da imagem: http://ninaniskanen.com/

Sobre o autor

Marcio Coelho

Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, especialista em realização profissional ligada a uma vida de qualidade, escritor e palestrante. Ajudo você a conhecer a si mesmo através do hábito de escrever, para encontrar o equilíbrio entre realização profissional e vida pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2016 - Coelho Coaching